HISTÓRICO DA LINHA:
A E. F. Central do Paraná começou a ser construída em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta,
transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: Apesar da estrada de terra bem ruim de Leonardos até a cidade de Reserva (mais de 40 quilômetros em meio a samambaias e eucaliptos de reflorestamento) e outros 6 km em estrada de pedra irregular, a estação de Reserva está praticamente intacta. Até os bancos na plataforma ainda conserva. Apesar de estar fechada e sem nenhuma inscrição aparente, provavelmente serve de sede regional de conserva para a ALL, pois há veículos de manutenção em seu pátio. A estação é maior que as anteriores, e possui um abrigo lateral interessante, ausente nas demais. A vila ferroviária está ocupada, provavelmente por empregados da ferrovia ou ex-ferroviários.
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